sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Professor Interlocutor - o que é isso?


Uma nova categoria de professores estão sendo contratados, baseados na Resolução SE/38 de 2009: PROFESSOR INTERLOCUTOR.

Mais conhecido como Intérprete de Libras, o Professor Interlocutor trabalha na escola inclusiva, na sala onde há aluno surdo e/ou com deficiência auditiva.

Seu papel, segundo a resolução é intermediar a comunicação entre professor regente, aluno surdo/deficiente auditivo/colegas.
Leia a resolução na íntegra: http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/38_09.HTM?Time=8/19/2010%204:12:07%20AM

Talvez a gente se pergunte porquê um "professor interlocutor" e não um intérprete.
Fiz essa pergunta a um amigo meu, professor surdo de Matemática, que me respondeu de forma bastante simples e equilibrada com uma pergunta de retórica:
" O intérprete vai só interpretar? Ou vai ter que fazer algo mais?"

Naquele momento - mesmo ocupando a função de professora interlocutora, coloquei o pé no chão, e assumi que infelizmente o Prolibras somente - não desmerecendo de maneira alguma a certificação, pelo contrário, tenho as duas, e levo embaixo do braço pra onde quer que eu vá - não serve para nada, quando o assunto é trabalhar numa sala de aula com aluno surdo ou deficiente auditivo que não sabe Lingua Portuguesa, não sabe ler, não sabe escrever e muitas e muitas vezes não sabe Libras. Você terá que pensar e realizar estratégias para a coisa acontecer de algum jeito.

A questão é que, independentemente de você não ser o professor regente, ele também não está ali para ensinar Português para o aluno que está na quinta série, e, no mínimo imagina-se saiba ler e escrever um mínimo. E apesar de a resolução deixar claro que você fará somente a intermediação, ela exige formação superior em alguma licenciatura, além do Prolibras ou de horas de aprendizado em Libras - subentende-se o porque.

Está tudo muito no começo, muitas coisas ainda vão acontecer e mudar.

Todos tem direito:
de escolher uma escola especial, onde o aprendizado em sua própria língua vai o ajudar a crescer de forma equivalente a qualquer outra criança.
de escolher estar em uma escola inclusiva.
de não ter como escolher, pois escolhem por ele... enfim, nós precisamos arregaçar as mangas e trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.